As atividades propostas têm uma forte componente “hands-on, minds-on”, onde todos são convidados a participar e a descobrir novas formas de pensar e encontrar respostas para as suas dúvidas científicas. As atividades estão delineadas de acordo com a faixa etária, o currículo e as aprendizagens essenciais de cada ano de escolaridade e estão alinhadas com o trabalho científico do nosso instituto.

 

 

ATIVIDADES PRESENCIAIS

 

 

ENSINO PRÉ-ESCOLAR


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a desenhar experiências científicas em torno de um órgão especial: a pele.
Conceitos-chave:   Controlo experimental; Variável experimental; Radiação UV; Sensibilidade.
Pré-requisitos:  Saber identificar números; Saber ler a escala de uma régua.
Público alvo:  Ensino Pré-escolar
Duração aproximada:  1:30h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a conhecer diferentes tipos de microrganismos e a descobrir a sua relação com o ser humano. Os participantes serão ainda desafiados a detetar a presença de microrganismos em objetos que manuseiam no seu quotidiano.
Conceitos-chave:  Microrganismos; Microrganismos patogénicos; Microscópio.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de célula e de microrganismo.
Público alvo:  Ensino Pré-escolar
Duração aproximada:  1:30h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são desafiados a simular várias formas de transmissão de microrganismos e perceber os melhores procedimentos para evitar infeções.
Conceitos-chave:  Microrganismos; Microrganismos patogénicos; Propagação; Vias de transmissão.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de microrganismo.
Público alvo:  Ensino Pré-escolar
Duração aproximada:  1:30h 


Descrição: Nesta atividade os participantes são convidados a refletir sobre a importância de lavar as mãos. Desenvolver hábitos de higiene pessoais e de vida saudável utilizando regras básicas de segurança e assumindo uma atitude atenta em relação ao consumo, são essenciais ao desenvolvimento pessoal e cognitivo das crianças. Durante esta atividade os participantes tomarão consciência da presença de microrganismos nos objetos do quotidiano e da importância de lavar as mãos.
Conceitos-chave: Higiene; Microrganismos patogénicos; Bactérias; Fungos.
Pré-requisitos:  N/A
Público alvo:  Ensino Pré-escolar
Duração aproximada:  1:30h


Descrição: Nesta atividade os participantes são convidados a descobrir características do sistema digestivo através da utilização de modelos funcionais.
Conceitos-chave: Modelo científico; Sistema digestivo; Digestão; Enzimas digestivas; Absorção intestinal.
Pré-requisitos:  N/A
Público alvo:  Ensino Pré-escolar
Duração aproximada:  1:30h

 

1º e 2º CICLOS DO ENSINO BÁSICO


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a fazer observações diretas e indiretas de um modo rigoroso e cuidado, segundo os preceitos da Ciência.
Conceitos-chave:  Observação direta; Observação indireta; Microscópio; Indicador de pH.
Pré-requisitos:  Saber identificar números.
Público alvo:  1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Duração aproximada:  1:30h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a desenhar experiências científicas em torno de um órgão especial: a pele.
Conceitos-chave:   Controlo experimental; Variável experimental; Radiação UV; Sensibilidade.
Pré-requisitos:  Saber identificar números; Saber ler a escala de uma régua.
Público alvo:  1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Duração aproximada:  1:30h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a conhecer diferentes tipos de microrganismos e a descobrir a sua relação com o ser humano. Os participantes serão ainda desafiados a detetar a presença de microrganismos em objetos que manuseiam no seu quotidiano.
Conceitos-chave:  Microrganismos; Microrganismos patogénicos; Microscópio.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de célula e de microrganismo.
Público alvo:  1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Duração aproximada:  1:30h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são desafiados a simular várias formas de transmissão de microrganismos e perceber os melhores procedimentos para evitar infeções.
Conceitos-chave:  Microrganismos; Microrganismos patogénicos; Propagação; Vias de transmissão.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de microrganismo.
Público alvo:  1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Duração aproximada:  1:30h


Descrição: Nesta atividade, os participantes são convidados a descobrir o que são modelos científicos, qual a sua utilidade e quais as suas limitações. Durante a atividade os participantes terão a oportunidade de analisar um dos modelos biológicos mais utilizados na investigação do sistema nervoso: a mosca da fruta (Drosophila melanogaster) e de realizar uma atividade experimental com outro modelo biológico.
Conceitos-chave:  Modelo científico; Sistema nervoso; Esmalte dentário.
Pré-requisitos:  N/A
Público alvo:  1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Duração aproximada:  1:30h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a descobrir a constituição e as funções do sangue através da observação ao microscópio e da construção de um modelo do sangue.
Conceitos-chave:  Microscópio; Modelo científico; Sangue; Hemácias; Leucócitos; Plaquetas; Plasma sanguíneo.
Pré-requisitos:  N/A
Público alvo:  1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Duração aproximada:  1:30h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a descobri o ADN e a sua importância para a variabilidade biológica. Durante a atividade terão a oportunidade de extrair ADN de alimentos e de constatar a variabilidade existente na turma.
Conceitos-chave:  ADN; Fenótipo; Genótipo; Variabilidade genética.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de célula.
Público alvo:  1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Duração aproximada:  2:00h


Descrição: Nesta atividade os participantes são convidados a refletir sobre a importância de lavar as mãos. Desenvolver hábitos de higiene pessoais e de vida saudável utilizando regras básicas de segurança e assumindo uma atitude atenta em relação ao consumo, são essenciais ao desenvolvimento pessoal e cognitivo das crianças. Durante esta atividade os participantes tomarão consciência da presença de microrganismos nos objetos do quotidiano e da importância de lavar as mãos.
Conceitos-chave: Higiene; Microrganismos patogénicos; Bactérias; Fungos.
Pré-requisitos:  N/A
Público alvo:  1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Duração aproximada:  1:30h


Descrição: Nesta atividade os participantes são convidados a descobrir características do sistema digestivo através da utilização de modelos funcionais.
Conceitos-chave: Modelo científico; Sistema digestivo; Digestão; Enzimas digestivas; Absorção intestinal.
Pré-requisitos:  N/A
Público alvo:  1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Duração aproximada:  1:30h


Descrição: Nesta atividade, os participantes são convidados a abordar conceitos gerais sobre os órgãos do corpo humano e respetivas funções, e a fazer a correspondência entre o órgão e as células que o constituem. Para isso, os participantes terão a oportunidade de observar ao microscópio diferentes tipos de células e fazer a representação das mesmas. Serão depois desafiados a fazer corresponder as diferentes células ao respetivo órgão.
Conceitos-chave: Célula; Ser vivo; Tecido; Órgão.
Pré-requisitos: Saber fazer associações; conhecer os conceitos de célula, tecido e órgão.
Público alvo:  1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Duração aproximada:  1:30h

 

 

CICLO DO ENSINO BÁSICO


Descrição: Nesta atividade os participantes são convidados a descobri o ADN e a sua importância para a variabilidade biológica. Durante a atividade terão a oportunidade de extrair ADN de alimentos e de constatar a variabilidade existente na turma.
Conceitos-chave:  ADN; Fenótipo; Genótipo; Variabilidade genética.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de célula.
Público alvo:  3º Ciclo do Ensino Básico
Duração aproximada:  2:00h


Descrição: Nesta atividade os participantes são convidados a explorar o modo como a célula comunica com o meio que a rodeia e determinar experimentalmente a passagem de água através da membrana celular.
Conceitos-chave: Célula; Membrana celular; Transporte celular; Osmose; Meio hipertónico; Meio hipotónico; Meio isotónico.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de célula; Saber identificar números; Saber ler escalas; Saber contar até 100.
Público alvo:  3º Ciclo do Ensino Básico
Duração aproximada:  2:00h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a conhecer diferentes tipos de microrganismos e a descobrir a sua relação com o ser humano. Os participantes serão ainda desafiados a detetar a presença de microrganismos em objetos que manuseiam no seu quotidiano.
Conceitos-chave:  Microrganismos; Microrganismos patogénicos; Microscópio.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de célula e de microrganismo.
Público alvo:  3º Ciclo do Ensino Básico
Duração aproximada:  2:00h


Descrição:  Nesta atividade os participantes terão a oportunidade de observar os constituintes do sangue ao microscópio, determinar o grupo sanguíneo de amostras e prever quais as incompatibilidades existentes entre grupos.
Conceitos-chave:  Sangue; Hemácias; Leucócitos; Plaquetas; Plasma sanguíneo, Histocompatibilidade.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de ADN; Conhecer o conceito de hereditariedade; Antigénio; Anticorpo; Sistema ABO; Sistema Rh; Grupo sanguíneo.
Público alvo:  3º Ciclo do Ensino Básico
Duração aproximada:  2:00h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a explorar em contexto laboratorial vários comportamentos de prevenção primária e secundária do cancro da pele.
Conceitos-chave:  Cancro da pele; Melanoma; Sinal atípico; Radiação UV; Regras de proteção solar; Autoexame da pele; Regra do ABCDE.
Pré-requisitos:  N/A
Público alvo:  3º Ciclo do Ensino Básico
Duração aproximada:  2:00h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a explorar em contexto laboratorial vários comportamentos de prevenção primária e secundária do cancro do colo do útero.
Conceitos-chave:  Cancro do colo do útero; HPV; Transmissão horizontal; Vacinação.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de vírus; Conhecer o conceito de vacina.
Público alvo:  3º Ciclo do Ensino Básico
Duração aproximada:  2:00h

 

ENSINO SECUNDÁRIO

Descrição:  Nesta atividade os participantes terão a oportunidade de observar os constituintes do sangue ao microscópio, determinar o grupo sanguíneo de amostras e prever quais as incompatibilidades existentes entre grupos.
Conceitos-chave:  Sangue; Hemácias; Leucócitos; Plaquetas; Plasma sanguíneo, Histocompatibilidade.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de ADN; Conhecer o conceito de hereditariedade; Antigénio; Anticorpo; Sistema ABO; Sistema Rh; Grupo sanguíneo.
Público alvo:  Ensino Secundário
Duração aproximada:  2:00h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a explorar em contexto laboratorial vários comportamentos de prevenção primária e secundária do cancro do colo do útero.
Conceitos-chave:  Cancro do colo do útero; HPV; Transmissão horizontal; Vacinação.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de vírus; Conhecer o conceito de vacina.
Público alvo:  Ensino Secundário
Duração aproximada:  2:00h


Descrição:  Nesta atividade os participantes terão a oportunidade de identificar casos de cancro da mama hereditários através da análise de árvores genéticas e confirmar o diagnóstico em laboratório utilizando técnicas de biologia molecular.
Conceitos-chave:  ADN; Enzimas de restrição; Eletroforese; Mutação; Cancro; Hereditariedade; Alelo; Dominante; Recessivo; Homozigótico; Heterozigótico.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de ADN; Conhecer o conceito de mutação; Conhecer o conceito de hereditariedade.
Público alvo:  Ensino Secundário
Duração aproximada:  2:30h


Descrição:  Nesta atividade os participantes terão oportunidade de utilizar algumas ferramentas da biologia molecular e perceber como é que poderão ser utilizadas na caracterização genética de doentes e na determinação de terapias.
Conceitos-chave:  ADN; Mutação; Expressão génica; ARNm, Microarray.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de ADN; Conhecer o conceito de mutação; Conhecer o conceito de síntese proteica.
Público alvo:  Ensino Secundário
Duração aproximada:  2:30h


Descrição: Nesta atividade, os participantes terão a oportunidade de realizar um teste ELISA (Enzyme Linked Immuno Sorbent Assay) para a detetar uma possível infeção causada pela bactéria Helicobacter pylori. Serão depois convidados a discutir os resultados e a sua associação com o possível desenvolvimento de cancro gástrico.
Conceitos-chave:  Cancro; Imunidade; Anticorpos e Antigénios; Agentes infeciosos; Imunoglobulinas.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de imunidade e de sistema imunitário; Conhecer o conceito de anticorpo e antigénio.
Público alvo:  Ensino Secundário
Duração aproximada:  2:30h

 

 

LABS EM CASA - ATIVIDADES À DISTÂNCIA (ONLINE)


Protocolo

https://www.cm-maia.pt/cmmaia/uploads/document/file/3156/4a_atividade.pdf 

Público alvo: 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico

 


Protocolo

https://www.cm-maia.pt/cmmaia/uploads/document/file/3157/5a_atividade.pdf

Público alvo: 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico

 


Protocolo

https://www.cm-maia.pt/cmmaia/uploads/document/file/3158/6a_atividade.pdf

Público alvo: 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico

 


Protocolo

https://www.cm-maia.pt/cmmaia/uploads/document/file/3198/atividade__7.pdf

Público alvo: 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico

 


Protocolo

https://www.cm-maia.pt/cmmaia/uploads/document/file/3200/atividade__9.pdf

Público alvo: 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico

 


Protocolo

http://www.labsmaia.pt/images/ATIVIDADE_10.png

Público alvo: 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico

 


Protocolo

http://www.labsmaia.pt/images/ATIVIDADE_11.png

Público alvo: 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

 


Protocolo

http://www.labsmaia.pt/images/ATIVIDADE_12.png 

Público alvo: 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

 


Protocolo

http://www.labsmaia.pt/images/13_Simulacao_virus.png

Público alvo: 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

 


Protocolo

http://www.labsmaia.pt/images/14_LABS_Modelo_ADN.png 

Origami - ADN - http://www.labsmaia.pt/images/14Origami_Modelo_ADN.png

Público alvo: 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

 


Protocolo

http://www.labsmaia.pt/images/15_LABS_Extraao_ADN.png

Público alvo: 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

 


Protocolo

http://www.labsmaia.pt/images/16_ADN_HERD_1.png

Folha de registo - http://www.labsmaia.pt/images/16_ADN_HERD_2.png

Público alvo: 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico