As atividades propostas têm uma forte componente “hands-on, minds-on”, onde todos são convidados a participar e a descobrir novas formas de pensar e encontrar respostas para as suas dúvidas científicas. As atividades estão delineadas de acordo com a faixa etária, o currículo e as aprendizagens essenciais de cada ano de escolaridade e estão alinhadas com o trabalho científico do nosso instituto.

 

 

1º e 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO E ENSINO PRÉ-ESCOLAR

Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a fazer observações diretas e indiretas de um modo rigoroso e cuidado, segundo os preceitos da Ciência.
Conceitos-chave:  Observação direta; Observação indireta; Microscópio; Indicador de pH.
Pré-requisitos:  Saber identificar números.
Público alvo:  Ensino Pré-escolar, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Duração aproximada:  1:30h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a desenhar experiências científicas em torno de um órgão especial: a pele.
Conceitos-chave:  Controlo experimental; Variável experimental; Radiação UV; Sensibilidade.
Pré-requisitos:  Saber identificar números; Saber ler a escala de uma régua.
Público alvo:  Ensino Pré-escolar, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Duração aproximada:  1:30h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a descobrir o que são modelos científicos, qual a sua utilidade e quais as suas limitações. Durante a atividade os participantes terão a oportunidade de construir e utilizar dois modelos.
Conceitos-chave:  Modelo científico; Íris; Pupila; Retina; Esmalte dentário.
Pré-requisitos:  N/A
Público alvo:  Ensino Pré-escolar, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Duração aproximada:  1:30h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a descobrir a constituição e as funções do sangue através da observação ao microscópio e da construção de um modelo do sangue.
Conceitos-chave:  Microscópio; Modelo científico; Sangue; Hemácias; Leucócitos; Plaquetas; Plasma sanguíneo.
Pré-requisitos:  N/A
Público alvo:  Ensino Pré-escolar, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Duração aproximada:  1:30h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a descobri o ADN e a sua importância para a variabilidade biológica. Durante a atividade terão a oportunidade de extrair ADN de alimentos e de constatar a variabilidade existente na turma.
Conceitos-chave:  ADN; Fenótipo; Genótipo; Variabilidade genética.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de célula.
Público alvo:  1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Duração aproximada:  2:00h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a explorar o modo como a célula comunica com o meio que a rodeia e determinar experimentalmente a passagem de água através da membrana celular.
Conceitos-chave:  Célula; Membrana celular; Transporte celular; Osmose; Meio hipertónico; Meio hipotónico; Meio isotónico.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de célula; Saber identificar números; Saber ler escalas; Saber contar até 100.
Público alvo:  1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Duração aproximada:  2:00h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a refletir sobre a importância de lavar as mãos. Desenvolver hábitos de higiene pessoais e de vida saudável utilizando regras básicas de segurança e assumindo uma atitude atenta em relação ao consumo, são essenciais ao desenvolvimento pessoal e cognitivo das crianças. Durante esta atividade os participantes tomarão consciência da presença de microrganismos nos objetos do quotidiano e da importância de lavar as mãos.
Conceitos-chave:  Higiene; Microrganismos patogénicos; Bactérias; Fungos.
Pré-requisitos:  N/A
Público alvo:  Ensino Pré-escolar, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Duração aproximada:  1:30h

 

CICLO DO ENSINO BÁSICO


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a descobrir a constituição e as funções do sangue através da observação ao microscópio e da construção de um modelo do sangue.
Conceitos-chave:  Microscópio; Modelo científico; Sangue; Hemácias; Leucócitos; Plaquetas; Plasma sanguíneo.
Pré-requisitos:  N/A
Público alvo:  3º Ciclo do Ensino Básico
Duração aproximada:  1:30h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a descobri o ADN e a sua importância para a variabilidade biológica. Durante a atividade terão a oportunidade de extrair ADN de alimentos e de constatar a variabilidade existente na turma.
Conceitos-chave:  ADN; Fenótipo; Genótipo; Variabilidade genética.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de célula.
Público alvo:  3º Ciclo do Ensino Básico
Duração aproximada:  2:00h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a explorar o modo como a célula comunica com o meio que a rodeia e determinar experimentalmente a passagem de água através da membrana celular.
Conceitos-chave:  Célula; Membrana celular; Transporte celular; Osmose; Meio hipertónico; Meio hipotónico; Meio isotónico.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de célula; Saber identificar números; Saber ler escalas; Saber contar até 100.
Público alvo:  3º Ciclo do Ensino Básico
Duração aproximada:  2:00h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a refletir sobre a importância de lavar as mãos. Desenvolver hábitos de higiene pessoais e de vida saudável utilizando regras básicas de segurança e assumindo uma atitude atenta em relação ao consumo, são essenciais ao desenvolvimento pessoal e cognitivo das crianças. Durante esta atividade os participantes tomarão consciência da presença de microrganismos nos objetos do quotidiano e da importância de lavar as mãos.
Conceitos-chave:  Higiene; Microrganismos patogénicos; Bactérias; Fungos.
Pré-requisitos:  N/A
Público alvo:  3º Ciclo do Ensino Básico
Duração aproximada:  1:30h


Descrição:  Nesta atividade os participantes terão a oportunidade de observar os constituintes do sangue ao microscópio, determinar o grupo sanguíneo de amostras e prever quais as incompatibilidades existentes entre grupos.
Conceitos-chave:  Sangue; Hemácias; Leucócitos; Plaquetas; Plasma sanguíneo, Histocompatibilidade.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de ADN; Conhecer o conceito de hereditariedade; Antigénio; Anticorpo; Sistema ABO; Sistema Rh; Grupo sanguíneo.
Público alvo:  3º Ciclo do Ensino Básico
Duração aproximada:  1:30h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a explorar em contexto laboratorial vários comportamentos de prevenção primária e secundária do cancro da pele.
Conceitos-chave:  Cancro da pele; Melanoma; Sinal atípico; Radiação UV; Regras de proteção solar; Autoexame da pele; Regra do ABCDE.
Pré-requisitos:  N/A
Público alvo:  3º Ciclo do Ensino Básico
Duração aproximada:  2:00h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a explorar em contexto laboratorial vários comportamentos de prevenção primária e secundária do cancro do colo do útero.
Conceitos-chave:  Cancro do colo do útero; HPV; Transmissão horizontal; Vacinação.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de vírus; Conhecer o conceito de vacina.
Público alvo:  3º Ciclo do Ensino Básico
Duração aproximada:  2:00h


Descrição:  Nesta atividade os participantes terão oportunidade de identificar casos de cancro da mama hereditários através da análise de árvores genéticas e confirmar o diagnóstico em laboratório utilizando técnicas de biologia molecular.
Conceitos-chave:  ADN; Enzimas de restrição; Eletroforese; Mutação; Cancro; Hereditariedade; Alelo; Dominante; Recessivo; Homozigótico; Heterozigótico.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de ADN; Conhecer o conceito de mutação; Conhecer o conceito de hereditariedade.
Público alvo:  3º Ciclo do Ensino Básico
Duração aproximada:  2:30h

 

ENSINO SECUNDÁRIO

Descrição:  Nesta atividade os participantes terão a oportunidade de observar os constituintes do sangue ao microscópio, determinar o grupo sanguíneo de amostras e prever quais as incompatibilidades existentes entre grupos.
Conceitos-chave:  Sangue; Hemácias; Leucócitos; Plaquetas; Plasma sanguíneo, Histocompatibilidade.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de ADN; Conhecer o conceito de hereditariedade; Antigénio; Anticorpo; Sistema ABO; Sistema Rh; Grupo sanguíneo.
Público alvo:  Ensino Secundário
Duração aproximada:  1:30h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a explorar em contexto laboratorial vários comportamentos de prevenção primária e secundária do cancro da pele.
Conceitos-chave:  Cancro da pele; Melanoma; Sinal atípico; Radiação UV; Regras de proteção solar; Autoexame da pele; Regra do ABCDE.
Pré-requisitos:  N/A
Público alvo:  Ensino Secundário
Duração aproximada:  2:00h


Descrição:  Nesta atividade os participantes são convidados a explorar em contexto laboratorial vários comportamentos de prevenção primária e secundária do cancro do colo do útero.
Conceitos-chave:  Cancro do colo do útero; HPV; Transmissão horizontal; Vacinação.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de vírus; Conhecer o conceito de vacina.
Público alvo:  Ensino Secundário
Duração aproximada:  2:00h


Descrição:  Nesta atividade os participantes terão oportunidade de identificar casos de cancro da mama hereditários através da análise de árvores genéticas e confirmar o diagnóstico em laboratório utilizando técnicas de biologia molecular.
Conceitos-chave:  ADN; Enzimas de restrição; Eletroforese; Mutação; Cancro; Hereditariedade; Alelo; Dominante; Recessivo; Homozigótico; Heterozigótico.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de ADN; Conhecer o conceito de mutação; Conhecer o conceito de hereditariedade.
Público alvo:  Ensino Secundário
Duração aproximada:  2:30h


Descrição:  Nesta atividade os participantes terão oportunidade de utilizar algumas ferramentas da biologia molecular e perceber como é que poderão ser utilizadas na caracterização genética de doentes e na determinação da melhor terapia.
Conceitos-chave:  ADN; Mutação; Expressão genética; mRNA; Microarray.
Pré-requisitos:  Conhecer o conceito de ADN; Conhecer o conceito de mutação; Conhecer o conceito de síntese proteica.
Público alvo:  Ensino Secundário
Duração aproximada:  2:30h