O Laboratório Aberto de Biologia e Saúde (LABS) da Maia é um projeto do Ipatimup/i3S em parceria com a Câmara Municipal da Maia e a Bial. As instalações do LABS localizam-se na Quinta da Gruta, Maia. Nestas instalações desenvolvem-se atividades experimentais dirigidas a toda a comunidade escolar, gratuitas e conduzidas por profissionais com formação académica na área das ciências da vida e da saúde.

 

Para que as atividades decorram em conformidade e com aproveitamento para todos os participantes, devem ser cumpridas as seguintes regras:

 

A)     Instalações:

1. Sempre que as condições climatéricas o permitam, os participantes devem aguardar no exterior do edifício, até que um elemento da equipa os receba.

2. Durante as pausas, o procedimento deverá ser o mesmo, por forma a não perturbar o normal funcionamento do edifício.

 

B)     Material do Laboratório:

1. Não manusear material (equipamento, reagentes, etc.) sem autorização da equipa do LABS.

2. Cumprir sempre as regras gerais de segurança em laboratório.

 

C)     Atividade:

1. Os responsáveis pela visita deverão assegurar o cumprimento das regras de bom comportamento.

2. Respeitar toda e qualquer indicação dada pelos monitores responsáveis pela atividade.

3. Os telemóveis deverão estar desligados ou em silêncio durante toda a atividade.

4. A participação oral durante a atividade deve ser ordeira e adequada à temática abordada.

5. Os participantes podem tirar fotografias no laboratório, durante as atividades experimentais, desde que deviamente autorizado pela equipa do LABS e com a garantia de que a sessão não seja perturbada. As fotografias devem ser partilhadas com a equipa do LABS.

6. Não são permitidas filmagens no laboratório.

 

D)     Cancelamento da atividade:

1. As atividades são gratuitas. No entanto, há sempre um planeamento prévio que tem custos associados. Assim, apelamos ao bom senso do responsável pela visita, que deverá informar o cancelamento à equipa do LABS com a maior brevidade possível através do email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou pelo número 229867180, caso cancele no dia da atividade.

 

 

Os monitores poderão dar como encerrada a sessão sempre que se verificar o incumprimento das regras acima mencionadas. A direção da escola receberá um ofício a relatar o sucedido e as visitas posteriores ficarão sujeitas a avaliação prévia por parte da equipa responsável pelo projeto.